blogue editado

blogue editado por José Marques Mendes e Luís Luz

29 de outubro de 2011

EU, líder

Liderar é motivar a que se empregue o talento na busca efectiva de algo. Por isso, aplica-se a toda a gente. A liderança deve ser conquistada todos os dias. Deve tornar-se uma maneira contínua de pensar e de estar, independentemente do nível ou do cargo que se ocupa. A liderança deve ser uma missão de vida para a maioria e não apenas para alguns. Para todos, sem excepção. Para os de topo, para as bases, para os não diplomados, para os assessores, para os consultores, para os pais, treinadores, jogadores, balconistas, mecânicos, motoristas, políticos, electricistas, canalizadores, todos, todos devem colocar-se na liderança da sua própria vida e traçar para si, a melhor maneira de influenciar, pelo bem, a sua conduta. Assim estará a servir-se a si e à comunidade.
Easy.
Deixo umas dicas para facilitar a descoberta do “eu líder”. You can.
1.Identifique as competências pessoais e habilidades individuais, de forma a orientar efectivamente a energia e trabalho.
2.Aperceba-se do impacto dos seus comportamentos sobre os outros.
3.Mantenha o foco no que quer conseguir, estabelecendo as prioridades correctas e adoptando os mais elevados padrões de conduta.
4.Tenha as ideias claras, quer para si quer para os que dependem directamente de si. Não esquecer - ” keep it simple”
5.Envolva os que dependem directamente de si no processo de tomada de decisão, criando um ambiente integrador e de decisão. Estando consciente de que o consenso nem sempre é possível.
6.Seja corajoso e queira correr (alguns) riscos. Não há caminhos totalmente seguros. Para uma opção que faça, tenha sempre um plano B..próximo do A. Esta é a forma de correr riscos sem catástrofes.
7.Seja comunicativo consigo mesmo. Fale a si, sobre si. Em alta voz ou em reflexão metódica. Dê ouvidos e ouça as coisas que diz sobre si que estão mal. Você poderá ajudar-se muito se se deixar ouvir. O que os outros dizem sobre si é um bom feedback mas, melhor mesmo, é o que diz sobre si. Preste-se atenção.
8.Gerir a mudança interna antecipando-a, tomando iniciativas que contribuam para a melhoria continua. Se não se acha bem…mude-se. É uma “verdade de La Palisse”
José Marques Mendes

2 comentários:

CMM disse...

E eu ainda acrescentaria o "9". Veja sempre o copo "meio cheio" e não "meio vazio"... seja positivo mas sempre realista! É que liderar com uma visão de copo meio vazio é duro para quem é liderado...

José Marques Mendes disse...

Sem dúvida. Sem dúvida. Em termos de liderança, o meu mentor, um dia, disse-me:
> o que terás que te preocupar mais na vida será proteger-te dos fracos.
Fiquei mais forte nesse dia.

É que os fracos lideres vêm o copo meio vazio...quase sempre.