blogue editado

blogue editado por José Marques Mendes e Luís Luz

19 de setembro de 2011

O Espaço...no Tempo certo

O espaço é importante para o líder. Diz-se que liderar é um estado isolado. Não pelas pessoas, porque normalmente existem equipas envolvidas, mas sim um estado mental. Quem lidera tem de ter a lucidez de antecipar decisões, ver rumos e fazer opções. Para isso é necessário reflectir. Isso requer tempo e, desde logo, é necessário parar.
Mas mais do que o tempo é necessário cuidar o espaço. O espaço porque as coisas não acontecem em qualquer lado e de qualquer forma. Parar mas acima de tudo escolher onde parar.

Um dos sítios que é uma opção para muita gente é a igreja. Não propriamente quando se vai a uma cerimónia ou com a regularidade de uma missa semanal. Pode ser mas também pode ser uma opção ocasional. Decidir entrar numa igreja para parar e reflectir. Não necessariamente rezar. Não é disso que se trata. Trata-se de um ambiente para reflectir e decidir para dentro.
Daí que, para além da igreja, pode fazer sentido um jardim público, uma margem de um rio, uma ida ao cinema, um passeio, conduzir, etc, etc. Desde que se respeite o espaço que escolhe, está perfeito. Desde que se sinta o espaço e seja inspirador, perfeito.

Muitas vezes paramos, pensamos, reflectimos mas não sai nada. Damos voltas e voltas e as preocupações mantêm-se inalteradas e sem solução aparente. Tempo perdido. Deu para pouco ou pouco mais que nada.

Então, porquê o bloqueio? O espaço. Parou-se mas não se teve em conta o espaço.

Todos os que temos de fazer opções na vida profissional e pessoal, quer sejam profundas quer sejam superficiais, devemos ter em conta que as coisas não acontecem por acaso. É preciso “reunirmo-nos” no espaço certo. No espaço que “mexe” connosco, que nos inspira.
Em liderança a solução vem de dentro de si mesmo. Emerge estrondosamente. Para tal e depois de muitos inputs, o líder precisa de processar para decidir. Liderar requer uma procura permanente do equilíbrio: tempo e espaço.

José Marques Mendes

Sem comentários: