blogue editado

blogue editado por José Marques Mendes e Luís Luz

14 de setembro de 2011

Teodorico Pais - A longevidade na mesma organização...

A longevidade nas organizações é um valor acrescentado ou um factor de desmotivação?

Aceitei o desafio de escrever e partilhar algumas ideias que considero interessantes para o blog “ liderança sem diploma”.

O tema que serviu de mote para o inicio da minha participação é um tema algo controverso e discutido nas organizações como estratégia de ocupação de lugares de referência e está relacionado com a experiência no negócio numa mesma organização.

Trabalho na mesma organização há cerca de 15 anos e questiono-me muitas vezes se este facto contribui positivamente ou não para a organização e para a motivação pessoal/profissional. Numa análise mais elementar demonstra-se que a permanência numa mesma organização durante muito tempo é sempre mais fácil desembocar na situação perigosa de conformismo e conforto, com perda de capacidade crítica e analítica.

Conhecer aparentemente bem o negócio, as pessoas e os processos pode constituir uma vantagem competitiva mas em simultâneo ser um elemento indutor de perda de capacidade de visão, inovação e pensamento “out of the box”. Pelo contrário, uma mudança de negócio e/ou de área de actividade, de acordo com um plano de carreira pré-determinado é naturalmente um elemento que induz motivação e maior dinâmica pessoal, normalmente útil para a evolução profissional e para um maior enriquecimento de conteúdo. Por outro lado a visão matricial de outros negócios e a experiência em outros sectores pode, e é normalmente, uma mais-valia para nas decisões de gestão na organização.

Todos sabemos que há organizações multinacionais importantes, que impõe que o preenchimento de determinados lugares de gestão de topo tem que ser efectuados por colaboradores que tenham tido um processo evolutivo de progressão de carreira no seio da organização.
Face à lógica do raciocínio anterior questionamos se a especialização, tão desejada nos dias de hoje, e o conhecimento profundo dos negócios são ou não vantagens competitivas capazes de gerar valor para a organização e consequente reconhecimento e motivação individual.

O meu testemunho profissional é sintomático de que é possível encontrar, numa mesma organização, em diferentes fases da carreira, motivação pessoal e simultaneamente contribuir para repensar e reinventar a organização. Procurar oportunidades e estar preparado para a mudança permanente são factores essenciais de orientação.

Após ter percorrido uma carreira na área industrial durante 10 anos, foi fundamental parar e pensar. O MBA, numa fase madura da carreira, foi o drive que faltava. Para se ser líder em uma qualquer organização é necessário perceber o lado do mercado e do cliente. Daí até surgir uma oportunidade na área do Marketing foi um instante. Com determinação e usando os conhecimento básicos adquiridos no MBA na Escola de Gestão do Porto, alcancei posteriormente também a área comercial.

Mais recentemente, e fruto da minha procura incessante, abriram-se as portas para  mais uma fase do percurso profissional, a carreira internacional em Espanha. Encontro-me em Madrid á alguns meses, a liderar o negócio da empresa onde sempre estive e conheço, nas suas diferentes áreas de negócio. É uma experiência importante para quem quer ser líder e assumir o protagonismo e o risco de uma actividade num contexto económico muito complicado.

Obviamente, nada disto é possível se não houver muita força de vencer, competências e um apoio familiar incondicional ao projecto.

Teodorico Pais

Sem comentários: