blogue editado

blogue editado por José Marques Mendes e Luís Luz

16 de fevereiro de 2011

Um LF

Há dias ouvi um treinador de futebol dizer que mais importante do que os jogadores gostarem dele (enquanto líder) é ele gostar dos jogadores. Até pode parecer bonito mas não concordo.
Wrong.

Se é mais importante ele gostar dos jogadores que os jogadores dele, algo não está certo porque é importantíssimo que as equipas gostem do seu líder. Caso contrário, é líder porquê? Foi imposto. Justifica ser-se líder porque se é apreciado.
É fundamental que as equipas gostem do seu líder porque é sinal de que o líder é um bom líder. Que está a pensar nas pessoas. Até pode gostar muito delas mas tem de conseguir que elas gostem de si, quer dizer, gostem da sua liderança.

Analise-se no campo pessoal.Não chega a um pai dizer que é bom pai porque gosta muito do seu filho.

-Ai, eu adoro o meu filho. É tudo para mim, etc, etc.
É muito importante que sinta que o filho gosta de si. Gosta da forma como o pai é pai. É sinal que reconhece no pai as suas boas acções e intenções. Dizer que se gosta imenso do filho e ter o filho a crescer revoltado porque acha que o pai não o entende, está-se perante um exemplo de não liderança.
Um LF. Líder Fracasso. Julga-se líder mas é um fracasso.
Muitas vezes procura-se resolver com palavras esta encruzilhada do líder e das equipas: Eu gosto da minha equipa e pronto.
Está resolvido? Não está. Not enough.

Há que fazer com que gostem de nós…first.
José Marques Mendes

Sem comentários: