blogue editado

blogue editado por José Marques Mendes e Luís Luz

10 de junho de 2013

Teamwork l


Reflexão: Para falarmos de trabalho de equipe tem de haver, antes do mais, uma equipe e uma equipe não é apenas um conjunto de pessoas.
Fazer uma equipe é congregar pessoas à volta de uma causa com objetivos claros e motivadores. Os envolvidos têm de sentir que há algo que os une e que os move e no envolvimento diário sentem isso mesmo - uma linha que os liga.
 
Uma equipe tem individualidades e não se pode negar o brilho de cada uma porém, nenhum protagonista pode brilhar ao ponto de ofuscar os restantes.
A equipe tem de se destacar pelo equilíbrio das luzes.
Uma equipe é, portanto, um conjunto de pessoas com competências individuais, motivadas por uma causa comum e empenhadas em pôr as suas capacidades ao serviço dessa causa.
 
Haverá, então, uma necessidade de tornar óbvia essa causa comum. Será fundamental que alguém torne claro o desafio comum, o objetivo comum. Alguém que impulsione essas pessoas a unir suas competências e a formar uma equipe para conquistar algo que todos aceitem como desígnio bastante.
Esse alguém é um líder.
Uma equipe sem líder não é equipe e se não é equipe não pode falar de trabalho em equipe - teamwork.
Sem team leader não há teamwork.
 
 
Orientação: Se sente que vai trabalhar todos os dias sem entender bem onde o trabalho o está a levar, questione a liderança.
Se o trabalho diário está a ser conseguido com esforço por falta de motivação, questione o líder.
Se a vontade de trabalhar resulta de pouco mais que ganhar salário ou não ir para o desemprego, então prepare-se. Quando o que nos move é pouco, vamos parar em breve.
É como ter o carro na reserva. Sabemos que em pouco tempo parará.
Temos de ter mais combustível que a reserva para podermos conduzir sem ter o pensamento no imediato.

José Marques Mendes

Sem comentários: