De facto, gosto de ver a minha família como uma equipa. Gosto de pensar que a família tem rendimentos e que tem umas finanças que devem ser geridas com o melhor cuidado possível. Também gosto de pensar que esta equipa, família, tem recursos, obstáculos e tem que ter motivação para atingir objectivos com entusiasmo. É importante que como equipa tenha objectivos para o futuro.
Não menos importante, gosto de pensar que esta equipa, família, vai viver muitos anos junta e por isso tem que procurar o equilíbrio entre os seus membros. Equilíbrio das diferentes forças, estilos, hábitos, virtudes e defeitos. Tem de encontrar esse equilíbrio numa busca permanente e de sucessivos ajustes.
Tal como numa empresa, há rendimentos, recursos, equipa, motivação, objectivos e equilíbrio entre as pessoas. Uma empresa é isso.
Se calhar não prestaram grande atenção ao texto anterior ("agarrar o caos") mas, nesta analogia entre a vida profissional e a pessoal, entre a organização na empresa e a organização na família, reparem que os 5 pontos aplicados à gestão podem ser aplicados à vida pessoal.
Se não vejamos:
1.Temos que acreditar em nós mesmos que queremos esta família. Que somos capazes de fazer por isso, fazendo cedências e aceitando os outros.
2.Ouvir muito os outros. O cônjuge e os filhos, o que os preocupa e que ideias têm para a vida deles. Escutar com ouvidos de entendimento.
3.Escolher as pessoas que nos vão apoiar e que confiamos. Não a família porque essa está definida. Para além desse núcleo, existem amigos ou familiares, 2 a 4 pessoas, a quem confiamos ideias e palavras. Pessoas a quem poderemos confiar uma ajuda.
4.Plano de acções para alinhar algumas intenções, como férias, aplicações financeiras, educação dos filhos, etc, etc.
5.Falem muito e parem para conversar. Aproveitem as viagens de carros, passeios ao ar livre, jantares e outros momentos descontraídos.
Vejam agora o texto anterior e comparem com nova perspectiva.
Com estes passos, não há razão para ter o caos na vida pessoal mas sim e apenas, lidar com o futuro. Isso é liderar. Assumir o comando da vida e de forma organizada.
Devemos ser bons profissionais mas antes, ser boas pessoas. Como podemos querer o melhor para uma empresa sem antes querer o melhor para nós?
José Marques Mendes
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