Ao longo dos anos, várias pessoas me desafiaram a escrever sobre gestão. Desenvolver os casos que vão surgindo na vida de um gestor como uma forma de partilhar conhecimento e experiência. Agora decidi-me. Já está.
Decidi-me porém, com duas nuances: fazer na Net e com o contributo de outras pessoas.
Por um lado, ser na rede virtual dará uma dimensão mais atrevida e, por outro, os meus convidados terão o desafio de surpreender...o internauta. O blogue irá crescendo e os autores variando, numa dinâmica que procurarei que seja, pelo menos curiosa.
Liderar sem diploma que é o mesmo que dizer, liderar sem uma equipa, sem um cargo específico.
Liderar não é uma questão física, isto é, não pressupõe forçosamente uma acção sobre pessoas, com uma equipa.
Pelo menos eu entendo que se pode e deve ir mais longe. Qualquer pessoa, desde que tome essa decisão, pode liderar. Desde que tome a decisão de ser uma referência, no seu comportamento e na sua atitude, diariamente no contacto com os outros.
Aliás, era isso que nos era incutido pelos nossos pais e professores desde os tempos da primária. Sermos exemplares no que fazemos, seja de importância capital seja de mero relacionamento.
Se estamos numa organização, podemos influenciar os colegas em melhorias de comportamento e decisão. Se estamos em ambientes informais, os que se cruzam connosco podem sentir a força da nossa atitude.
A vida que cada um tem é um poder atribuído desde cedo e que merece a melhor das lideranças. Liderar a construção do percurso da nossa vida é aceitar a responsabilidade de exercer o poder. O poder de sermos nós mesmos.
E nós mesmos como? Como boas pessoas e bons profissionais.
Procurarei então, neste espaço, deixar uma série de registos que, através da experiência dos autores, ajudarão ao nosso desenvolvimento. Podem ser reflexões, casos reais, métodos de decisão, alertas, etc, contudo, serão contributos para liderar o nosso dia-a-dia onde quer que se esteja.
Vou ter como desafio editorial a ambição de podermos dizer:
Este blogue dava um programa de formação...em liderança.
José Marques Mendes